24.10.2019

3 passos para uma gestão de frotas mais eficaz

Solução para gestão de frotas | Gestão de frota eficiente

3 passos para uma gestão de frotas mais eficaz

Uma das principais responsabilidades do gestor de frotas de ônibus urbano, é planejar e controlar as viagens de cada veículo, atendendo assim as demandas especificas de locomoção dos cidadãos que dependem diretamente do transporte público. Além disso, é indispensável realizar constantemente a análise das atividades realizadas, com objetivo de verificar o desempenho dos veículos para otimizar a eficiência das operações e garantir a conquista de resultados satisfatórios.

Mas quais são as competências necessárias ao gestor que busca uma gestão eficaz?

Confira abaixo 3 dicas que listamos para auxiliá-lo.

 

1) Organização
 

O principal passo para a conquista de um planejamento adequando e a garantia da entrega de um serviço de qualidade, é a organização. Para isso, é imprescindível que o gestor de frotas possua uma lista detalhada, contendo todas as informações dos veículos dispostos na empresa e suas especificações, como por exemplo, o modelo, a quilometragem, o prefixo dos veículos atrelados as linhas de circulação, listagem dos motoristas e cobradores (se existir) responsáveis por cada coletivo e informações referentes a última revisão.  Manter o controle total sobre frota é o ponto chave para conseguir reduzir os custos e melhorar a gestão.

 

2) Planejamento

O Planejamento é muitíssimo importante para atingir os objetivos da empresa conforme as demandas pré-estabelecidas, assim como, para traçar as novas vertentes necessárias para melhoria do serviço prestado. Para que as metas sejam alcançadas, é preciso definir um prazo especifico para cada plano e classificá-los conforme a urgência de entrega de cada item. Desta forma, o gestor poderá se preparar para realizar as demandas conforme a necessidade especifica da sua empresa: Programar o treinamento dos , realizar a manutenção preventiva dos coletivos, disponibilizar novos coletivos para circular nos horários de pico, por exemplo.

 

3) Implementação de um software de gestão

Realizar todas as funções cabíveis a uma boa gestão de frotas, se tornam mais com o auxílio de um software de gestão. Uma vez que a utilização de tal ferramenta garante a precisão das informações prestadas, assim como o controle das operações de forma mais descomplicada e eficiente a redução de erros e custos operacionais e otimizando a qualidade do serviço oferecido aos usuários.


 

Sobre o Pontual

Trata-se de um sistema de gestão, desenvolvido pela Geocontrol, disponibilizado há 10 anos ao mercado se sistemas de transportes. Desde então, vem promovendo às empresas parceiras que aderiram o produto, uma gestão completa, que permite não só a ampla administração das viagens como também a redução de CCO sem perda na qualidade da entrega do serviço oferecido aos passageiros.

O Pontual otimiza os recursos da sua empresa e o tempo do seu passageiro!