31.07.2018

5 maiores exigências dos passageiros do transporte rodoviário

Õnibus Viagem

O transporte rodoviário de passageiros é a primeira opção do público na hora de viajar. Isso se deve principalmente à sua versatilidade, já que é utilizado no turismo, proporciona o deslocamento entre cidades e está em sintonia em outros modais, como o ferroviário, o aéreo e até o marítimo.

Os ônibus são, definitivamente, os maiores meios de transporte de massa do Brasil!

O que dizem os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres:

  • O transporte interestadual de passageiros movimenta mais de 140 milhões de pessoas no Brasil todos os anos;
  • Mais de 95% do transporte interestatal é feito por ônibus;
  • São utilizados, aproximadamente, mais 13.400 ônibus no transporte regular de passageiros.

Num setor com tanto destaque no mercado e também responsável por transportar mais da metade da população brasileira, é natural que a concorrência seja acirrada.

Neste mercado, só consegue se destacar quem oferece ao cliente aquilo que ele realmente deseja receber. Tal expectativa vai muito além da mera viagem de ida ou de volta.

O que os passageiros do transporte rodoviário querem, afinal?

 

As 5 maiores exigências dos passageiros

Listamos, logo abaixo, os cinco principais quesitos exigidos pelos passageiros de ônibus.

 

1ª exigência: Custo-benefício

Antes da crise, o Ministério do Turismo divulgou um dado informando que as companhias aéreas cresciam cerca de 15% ao ano. Isso, devido ao fato dessas empresas adotarem políticas de preço cada vez mais acessíveis para os públicos das classes C e D.

E é justamente isso que o cliente quer: pagar o menor valor disponível para adquirir a experiência mais completa possível!

Diante de uma desvantagem natural do transporte rodoviário em relação ao aéreo, que é o tempo da viagem, o preço torna-se, então, um dos maiores trunfos.
 

Muitas companhias estão estendendo a possibilidade de parcelamento da passagem, chegando até 10x o valor, sem juros.

Há ainda a ideia de oferecer promoções para quem compra a passagem com antecedência.

Se a estratégia de preço estiver alinhada com uma eficiente política de fidelização, então certamente o desconto e a promoção servirão para fazer a empresa faturar muito mais.

O cliente quer viajar.

Qual vantagem você está disposto a oferecer para ele ir e voltar com a sua empresa?

 

2ª exigência: Segurança

Em primeiro lugar, sua empresa precisa ser segura, de verdade. É necessário que esteja operando de acordo com a legislação. Porém, quando se trata do relacionamento com o cliente, cumprir as regras não é o suficiente. É preciso ir além!

“Quem não é visto não é lembrado”. Essa máxima vale aqui. É importante informar ao público que a sua empresa é realmente segura, e isso pode ser feito de várias maneiras:

Através da organização:​

É indispensável que sua empresa seja organizada, e que tal característica esteja evidente em toda a experiência do cliente.

Tenha um guichê de atendimento que transmita organização, dos móveis ao uniforme dos funcionários. Ao oferecer um serviço de tele atendimento, treine sua equipe. A organização dos ônibus é indispensável. Cumpra prazos e preze pela higiene, em todos os ambientes.

Através da comunicação:

Sua empresa precisa ter um site com informações sobre o histórico, os serviços, a política de qualidade, os preços das passagens e até com listas detalhadas sobre as categorias da viagem.

Que tal oferecer um serviço de venda online de passagens? Esta é uma ótima ideia, mas esse serviço precisa realmente funcionar.

Através da consideração:

Disponibilize as informações sobre as cidades de destino. Entregue para seu cliente um itinerário das viagens. Esclareça todos os detalhes sobre a política de preços, devolução e cancelamento de passagens. Informe também, e de maneira clara, tudo sobre os primeiros socorros. O cliente precisa perceber, em todos os momentos, que está cercado de segurança. Esteja preparado para isso.

Através do carisma:

Seus atendentes, seus motoristas e quem mais for tratar com seu passageiro pessoalmente, todas essas pessoas precisam não só recebê-los com cordialidade, mas também com um diferencial de atendimento que seja próprio da sua empresa. Isso será importante na sua estratégia de fidelização.

 

3ª exigência: Conforto

Conforto é o item ideal que pode funcionar estrategicamente para reverter uma possível resistência do cliente em viajar de ônibus por conta do tempo da viagem.

O primeiro passo é convencê-lo de que seus ônibus são realmente confortáveis. Mas, aí vem a parte mais importante: esse ambiente confortável precisa ser real.

Seus ônibus são confortáveis para as crianças? E para os idosos? Se uma pessoa passar mais de 10 horas dentro deles, ela sentirá vontade de voltar outras vezes? Todas essas questões precisam ser respondidas na prática.

 

4ª exigência: Experiência

Experiência também tem a ver com conforto, mas vai além. A ideia de uma viagem confortável está muito mais atrelada ao sentido de que esta é a obrigação da sua empresa.

No mais, para além disso, o cliente, ao ser surpreendido, certamente estará inclinado a viajar outras vezes com você. Pense na possibilidade de oferecer outras viagens dentro da viagem.

O que seria possível oferecer, dentro dos ônibus, para que seu cliente possa se divertir e se sentir confortável durante horas viajando?

Ah, é claro, é importante que o investimento em experiência seja rentável para sua empresa. Ou seja, o mais barato possível, e eficiente também. Assim como seu passageiro, você também quer custo-benefício.

 

5ª exigência: Fidelidade

Você quer a fidelidade do seu passageiro. Não se deixe enganar, ele também procura uma companhia para ser fiel. Clientes também estão em busca de uma experiência de viagem que reúna qualidade, segurança e conforto, além do custo-benefício.

Quando todos esses critérios são cumpridos, é natural que ele nem pense mais na possibilidade de viajar com a concorrência. Sua empresa certamente será a primeira opção.